Como Controlar Os Níveis De Humidade Em Casa | Dicas Profissionais

Como Controlar Os Níveis De Humidade Em Casa

Introdução

Os níveis de humidade são um factor importante a considerar quando se trata de manter um ambiente doméstico saudável e garantir o seu conforto e bem-estar como proprietário ou locatário.

Níveis elevados de humidade podem causar uma série de problemas, desde o crescimento de bolor até condições de vida desconfortáveis, enquanto a baixa humidade pode levar a ar seco que pode causar irritação da pele e problemas respiratórios.

Neste artigo, discutiremos o que é a humidade, os efeitos dos altos níveis de humidade, dicas para reduzir a humidade em sua casa, os benefícios de manter a humidade em níveis óptimos, diferentes métodos de controlar a humidade, e erros comuns a evitar quando se controla a humidade.

O que é a Humidade?

A humidade é uma medida da quantidade de vapor de água presente no ar. É normalmente expressa como uma percentagem em relação à quantidade máxima que poderia estar contida no ar a uma dada temperatura.

Por exemplo, se tiver 50% de humidade relativa em sua casa, significa que há metade da humidade no ar em comparação com o que seria possível com 100% de humidade relativa a essa mesma temperatura.

Quanto maior for o nível de humidade relativa em sua casa, mais humidade haverá no ar e vice-versa para humidades relativas mais baixas.

Os Efeitos dos Níveis de Humidade Elevados

Níveis elevados de humidade relativa podem causar muitos problemas tanto no interior como no exterior da sua casa, tais como:

  • o crescimento de bolor nas paredes e tectos devido à acumulação excessiva de humidade
  • odores a mofo
  • humidade nos peitoris das janelas
  • descascar papel de parede; descascar tinta
  • estruturas de madeira em decomposição
  • formação de condensação em superfícies frias, tais como janelas ou tubos
  • aumento das populações de ácaros que podem desencadear alergias ou ataques de asma e desconforto devido às altas temperaturas causadas pela humidade retida no ar, tornando mais difícil a evaporação do suor do seu corpo, levando-o a sentir-se mais quente do que o habitual, mesmo sem fontes de calor adicionais presentes no seu ambiente doméstico.

Todas estas questões podem ser evitadas mantendo as suas humidades relativas interiores abaixo dos 60%.

Dicas para reduzir a humidade na sua casa

  • 1) Melhorar a ventilação – janelas abertas durante períodos em que as temperaturas exteriores são inferiores às temperaturas interiores, para que o ar fresco possa fluir para a sua casa e ajudar a reduzir os níveis de humidade interior. Certifique-se de que todos os exaustores, tais como os encontrados perto de casas de banho ou cozinhas, estão também ligados durante estes períodos, para que possam ajudar a retirar o ar húmido e envelhecido do interior da sua casa.
  • 2) Utilizar desumidificadores – Os desumidificadores funcionam retirando humidade do ar, o que ajuda a reduzir significativamente as humidades relativas do interior se utilizados correctamente. Se viver numa área com elevadas humidades exteriores, pode ser necessário utilizar um desumidificador mesmo quando as janelas estão abertas durante os períodos mais frios do dia, uma vez que as humidades exteriores podem ainda permanecer demasiado elevadas para uma ventilação adequada apenas sem que uma seja utilizada no interior.
  • 3) Utilizar ventiladores – A utilização de ventiladores em volta da casa ajudará a circular ar mais seco pelas divisões, o que também ajudará a reduzir as humidades interiores ao longo do tempo, se for feito com regularidade suficiente. Ventiladores de tecto ou portáteis são ambas boas opções, dependendo do tipo de divisão que está a tentar secar, uma vez que os ventiladores maiores tendem a mover mais ar mais rapidamente do que os mais pequenos mas os mais pequenos são mais fáceis de mover de divisão em divisão, se necessário.
  • 4) Manter as plantas longe das paredes – As plantas tendem a libertar vapor de água nas áreas circundantes que podem aumentar a humidade relativa no interior se colocadas demasiado perto das paredes ou outras superfícies onde a humidade se possa acumular com o tempo, por isso tente não as manter demasiado próximas quando possível ou limite o seu número se optar por ter várias plantas dentro de casa ao mesmo tempo.

Benefícios de manter a humidade a níveis óptimos

Manter a sua humidade relativa interior entre 30%-50% tem vários benefícios, incluindo a redução das populações de ácaros que podem desencadear alergias ou ataques de asma.

Impedir o crescimento de bolor devido à redução da acumulação de humidade nas paredes/tecto/janelas/etc, melhorando o conforto devido à redução das temperaturas causadas pela humidade retida não permitindo a evaporação do suor da pele, aumentando a eficiência energética uma vez que é necessária menos energia para o arrefecimento quando há menos vapor de água presente no ar, preservando mobiliário/estruturas de madeira uma vez que menos vapor de água significa menos hipóteses de apodrecerem com o tempo devido à falta de ventilação adequada à sua volta e proporcionando uma melhor qualidade de sono uma vez que os ambientes mais secos tendem a fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis enquanto dormem do que aquelas com maiores quantidades de vapor de água presentes neles.

Diferentes métodos de controlar a humidade

Existem várias formas diferentes de controlar os níveis de humidade dos seus ambientes interiores, dependendo das suas necessidades, tais como a utilização de desumidificadores (que retiram a humidade do interior dos quartos), a utilização de ventiladores (que circulam ar mais seco pelos quartos), a melhoria da ventilação (abrindo janelas durante períodos em que as temperaturas exteriores são mais baixas do que as interiores), a utilização de dessecantes (que absorvem o excesso de humidade do interior de espaços fechados), a utilização de exaustores (que retiram o ar húmido do interior das casas), a manutenção das plantas longe das paredes (para que não libertem demasiado vapor de água nas áreas circundantes), etc.

Cada opção tem os seus próprios benefícios e desvantagens, pelo que é mais adequada para cada situação individual, dependendo do tipo de problema que estão a tentar resolver no que respeita ao controlo mais eficaz dos níveis de humidade das suas casas, tendo também em conta quaisquer factores de custo associados à implementação das referidas soluções, tais como contas de electricidade incorridas pelo funcionamento regular de desumidificadores durante longos períodos de tempo, etc.

Erros Comuns a Evitar Quando se Controla a Humidade

  • 1) Não monitorizar os níveis de humidade relativa – A monitorização regular dos níveis de humidade relativa permitirá aos proprietários/arrendatários saberem quão eficazes têm sido, até esse momento, quaisquer medidas tomadas para controlar o nível de humidade das suas casas, para que saibam se precisam de tomar medidas adicionais para alcançar os resultados desejados ou não com base nas leituras actuais obtidas através de higrómetros de uso que medem com precisão os níveis de humidade relativa dentro de casa sem terem de se preocupar com as condições meteorológicas externas que afectam os resultados obtidos, como pode acontecer no exterior, ao tentarem medir o mesmo parâmetro através de termómetros de uso em vez disso.
  • 2) Não abordar a fonte que causa um nível elevado de humidade relativa – Embora existam vários métodos para ajudar a reduzir os níveis de humidade relativa dentro das casas, a forma mais eficaz de o fazer continua a ser abordar a fonte que causa o referido problema antes de tentar qualquer outra solução, caso contrário poderia acabar por desperdiçar tempo a tentar resolver o problema sem realmente saber porque é que ele existe.
  • 3) Não tomar medidas preventivas – Tomar medidas preventivas contra as potenciais causas Nível elevado de humidade relativa dentro das casas, tais como selar fissuras/gaps à volta das portas/janelas, evitando a entrada de quantidades excessivas de humidade quente no exterior da propriedade sem ser convidado a instalar exaustores de casas de banho para garantir a ventilação adequada dos chuveiros produzidos a vapor, etc., tudo contribui em muito para ajudar a manter o desejado Nível de Humidade Relativa dentro da propriedade sem necessidade de recorrer a medidas drásticas depois.

Conclusão

O controlo dos níveis de humidade em casa é um passo importante para assegurar um ambiente de vida saudável livre do crescimento de bolor, odores a mofo, e desconforto causado pelo calor excessivo devido à humidade retida impedindo a evaporação do suor da pele, entre outras questões associadas a níveis de Humidade Relativa superiores ao normal dentro das propriedades.

Ao seguir as dicas fornecidas neste artigo, evitando os erros comuns acima mencionados, deverá colocar qualquer pessoa no caminho certo para alcançar os termos de resultados desejados, mantendo um Nível de Humidade Relativa óptimo dentro das suas casas, ao mesmo tempo que colhem os benefícios associados a fazê-lo.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Shift Your Home
Logo